A colonoscopia virtual ou colonografia é um exame ou método de diagnóstico não invasivo, realizado por TC ou TAC (tomografia computadorizada) que permite a avaliação interna e externa do cólon e reto (intestino grosso) com o objetivo de detectar e avaliar lesões como pólipos intestinais, divertículos e cancro colorretal.
Geralmente, o intestino grosso é dividido em 5 partes. Da parte proximal (zona mais próxima do intestino delgado) até à distal designam-se por: cego, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e sigmóide. O reto, imediatamente acima do canal anal, constitui o segmento mais distal. Veja imagem.
Um pólipo é o resultado de um crescimento anormal de células da parede do intestino, parecido com uma “verruga”. Essas lesões, quando identificadas durante a colonoscopia, devem ser removidas porque, com o tempo, podem crescer e se transformar em câncer.
Para pessoas sem histórico familiar de câncer colorretal e doenças hereditárias que podem levar ao desenvolvimento de pólipos, a colonoscopia é indicada a partir dos 45 anos. Esse é o melhor exame para rastreamento do câncer colorretal e remoção de pólipos.
A colonoscopia virtual é feita através da aquisição de imagens da região abdominal e pélvica através de um equipamento de TC (ou TAC) multicorte, logo após o cólon ser insuflado com ar. Após aquisição das imagens, pelo Técnico de Radiologia, estas são processadas por um software específico que produz imagens 2D e 3D, permitindo uma navegação endoluminal (dentro do cólon).
A colonoscopia virtual possui indicação nas seguintes situações:
A 3d Voxel possui softwares de ultima geração para a navegação e modelização tridimensional dos intestinos, e inclusive navegação de diversas cavidades, tais como esôfago, traqueia, histerosalmpigografia e vasos.